16.12.2020 - A Fundação Estatal de Saúde de Niterói acompanha com atenção a evolução da pandemia de Covid-19 e elaborou um protocolo com as melhores práticas de que se tem conhecimento até o momento, baseadas em estudos científicos, sobre como proceder para garantir segurança e saúde aos funcionários e seus familiares. 

O protocolo reflete as recomendações atuais sobre prevenção da Covid-19, mas poderá ser atualizado conforme novas descobertas se tornem disponíveis. Para consultar e fazer o download o documento na íntegra, clique aqui

A Covid-19 se dissemina com muita facilidade de uma pessoa infectada para outras pessoas ao seu redor.  As formas de transmissão são:

·         gotículas que saem da boca ou nariz da pessoa quando ela tosse, espirra ou fala;

·         contato entre pessoas, por exemplo, ao cumprimentar com aperto de mãos, abraço ou beijo.

 No ambiente de trabalho, várias situações oferecem risco de transmissão da Covid-19. Portanto, o objetivo do protocolo é oferecer orientações para reduzir ao máximo esse risco.

O documento também trata do afastamento de pessoas com suspeita ou confirmação de Covid-19, assim como daqueles que tiveram contato com casos suspeitos e confirmados da doença. 

De acordo com as regras determinadas no protocolo, todos os funcionários deverão ter sua temperatura corporal checada ao chegar ao trabalho na FeSaúde. Para isso, um termômetro estará disponível e um funcionário ficará encarregado de fazer a medição e registrar os dados em folha própria. O uso de máscara deve ser uma regra em todos os ambientes da fundação, assim como a atenção ao distanciamento de pelo menos 1,5m entre as pessoas. As janelas e portas precisam ser mantidas abertas para melhor ventilação dos ambientes. 

Quanto às pessoas com fatores de risco para formas graves de Covid-19, o protocolo recomenda que elas sejam avaliadas, e a possibilidade de afastamento do ambiente de trabalho precisa ser discutida. As recomendações para esses casos são concessão de férias ou trabalho em sistema de home office.

Fazem parte do grupo de risco pessoas com:

·         idade acima de 60 anos;

·         pressão alta, que fazem uso diário de medicação para controle;

·         doença cardíaca coronariana;

·         doenças que causam baixa imunidade (outras viroses, câncer, diabetes);

·         doenças pulmonares agudas ou crônicas (bronquite, enfisema, etc);

·         doenças reumatológicas (lúpus, artrite reumatoide, etc);

·         em uso de quimioterapia ou corticoterapia;

·         transplantados ou pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida, entre outras;

·         portadoras de obesidade (índice de massa corporal igual ou maior que 35).

Consulte o documento para saber mais sobre como se manter em segurança no ambiente de trabalho e as recomendações da FeSaúde para o dia a dia dos seus funcionários.