A Prefeitura Municipal de Niterói, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde), tem redobrado esforços no combate às arboviroses, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, com destaque para a Dengue, Zika e Chikungunya.

Uma das iniciativas mais significativas é o Projeto Wolbachia, uma parceria da Prefeitura de Niterói com a FioCruz. O projeto consiste na inserção do microorganismo Wolbachia nos ovos dos mosquitos Aedes aegypti, dificultando assim o desenvolvimento dos vírus das arboviroses no inseto. Esta medida tem sido eficaz na redução da capacidade de transmissão das doenças, contribuindo para que Niterói mantenha as menores taxas de incidência de dengue.

Além da implementação do Projeto Wolbachia, a Prefeitura tem investido em ações educativas e de prevenção em saúde. As equipes do Programa Médico de Família (PMF) têm desempenhado um papel crucial nesse aspecto, realizando atividades como identificação de focos de proliferação do mosquito transmissor durante visitas domiciliares, orientação nas unidades de saúde e territórios, além de campanhas educativas nas escolas.

“Nossos profissionais atuam na busca ativa de novos casos suspeitos e o monitoramento dos já identificados. Além disso, as equipes estão engajadas com as atividades promovidas pelo Comitê Intersetorial de Arboviroses do município, que visa desenvolver ações integradas com diversas secretarias e lideranças comunitárias”, destaca Brena Tostes, gerente de Atenção Primária à Saúde da FeSaúde.

“Os ACSs têm se mobilizado com orientações de prevenção durante as suas visitas domiciliares e dentro das unidades (evitar água parada, escolher vasos de plantas adequados, tampar as caixas d’água etc.). Durante as consultas, a equipe técnica também orienta quanto aos cuidados, principalmente com as crianças, idosos e gestantes, grupos de maior vulnerabilidade, além de orientar também quanto aos sinais de alarme”, enfatiza Priscila Braga Valinho, enfermeira e supervisora de serviços do Módulo Médico de Família Atalaia.

“A maior parte dos criadouros dos mosquitos está nos domicílios. Os usuários precisam fazer seu papel em suas casas para se manterem seguros. São ações simples, como trocar pratos de água de plantas por pratos de areia, não deixar nenhum recipiente que possa acumular água virado para cima, recolher lixos, garrafas e tudo aquilo que possa ser um ambiente onde o mosquito irá se reproduzir”, pontua Raissa Vieira, ACS do MMF Atalaia.

O envolvimento conjunto da Prefeitura, instituições de saúde e a comunidade demonstra um esforço coletivo no enfrentamento das arboviroses. É importante destacar que o combate à dengue é uma responsabilidade de todos os cidadãos.