Cuidado. Essa palavra tem sido um norteador para nossas ações aqui na FeSaúde. É no verbo cuidar que encontramos nossa inspiração para fazer a diferença e fortalecer o SUS de Niterói.

Chegamos ao mês do Setembro Amarelo, campanha que chama a atenção para a prevenção ao suicídio, e a FeSaúde traz um calendário recheado de atividades que têm como foco o bem-estar. São ações que buscam promover uma reflexão e conscientizar as pessoas sobre a importância do cuidado com a saúde mental.

A diretora-geral, Anamaria Schneider, aponta que a humanização no atendimento é um diferencial da FeSaúde.

“O mês de setembro tem se tornado muito especial para a FeSaúde. Esse é um período que nossa equipe se dedica a divulgar as nossas ações de promoção do estímulo a prática dos fatores protetivos à vida. Essa é umas das formas de valorizarmos o serviço humanizado na ponta, para todos aqueles que precisam da nossa Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)”, conclui.

Ao longo do mês, várias ações vão promover debates e reflexões sobre a importância de olhar com atenção para a saúde mental, com foco na preservação da vida. O objetivo é envolver usuários em atividades que integrem e incentivem o compartilhamento de experiências e histórias de vida.

“Qualquer prevenção ao suicídio parte primordialmente de medidas protetivas. No âmbito do cuidado, a FeSaúde vem qualificando as equipes para um cuidado comprometido e sobretudo humanizado. Assim, marcar o mês de setembro em Amarelo traz os sentidos de fortalecer o cuidado em seus diferentes aspectos incluído os determinantes sociais da saúde, o acesso à direitos e o exercício da cidadania plena. Por fim, em coerência ética e no comprometimento com sua missão a FeSaúde dedica-se a garantia de direitos no trabalho e práticas que fomente o respeito à diversidade”, enfatiza Mírian Ribeiro, gerente de Atenção à Saúde Mental.

O calendário começa com a oficina de estandarte “Em defesa da vida”, no Ocupa Praça, no dia 14 de setembro. A atividade, que acontece na Praça da República, no Centro, está prevista para começar às 10h. No dia 26, acontecerá a terceira edição do “Mulheres em Rede”, na Sala Nelson Pereira dos Santos, das 14h às 17h.

Além de todo conjunto de recurso com ênfase no cuidado, a FeSaúde se destaca pelo protagonismo feminino ao lidar de maneira humanizada e estratégica com um tema tão sensível.

“Nossa equipe de gestão é composta, majoritariamente, por mulheres, ou homens que apoiam a importância do protagonismo feminino. Me orgulho ver a capacidade desse grupo em lidar com temas críticos, como a prevenção ao suicídio, de múltiplas formas, com sensibilidade e estratégia. Nesse ano vamos repetir a fórmula que deu bons efeitos no ano passado: mulheres em rede falando sobre como se posicionar para construir proteção contrato o suicídio, muitas ações nos territórios para desmitificar com os cidadãos o tabu que é falar sobre o tema e uma linda mobilização nas redes sociais para alertar que se amar, se abrir e pedir ajuda é a melhor escolha para viver com saúde”, destaca a diretora de Atenção à Saúde, Stefania Soares.

O dia 29 encerra o calendário com uma atividade tripla. Bola na Rede, ensaio do bloco e escolha do enredo fecham o Setembro Amarelo na AFTAE (Associação Fluminense dos Trabalhadores de Água e Esgoto).