Vila Velha, 29 de setembro de 2023 – A Associação Nacional de Fundações Estatais de Saúde (ANFES) comemora seus 10 anos com o Grande Encontro, evento que acontece no Anfiteatro da Universidade de Vila Velha (UVV). Celebrando uma década de inovação na gestão das Fundações Estatais de Saúde, o Encontro reúne importantes nomes que moldam o panorama da saúde pública e coletiva brasileira.

Representando a FeSaúde, o diretor-geral, Pedro Lima, liderou uma delegação de Niterói, composta por Stefania Soares, Diretora de Atenção à Saúde, a assessora jurídica, Graziela Ernesto, a Gerente de Controle Interno e Compliance, Gisella Leitão, e a Gerente de Compras e Gestão de Contratos, Fernanda Borba.

Pedro Lima destaca: “Apesar do curto tempo de existência e um foco específico na política de atenção primária e de saúde mental, na sua origem, a FeSaúde apresenta as peculiaridades dessa trajetória, compartilhando experiências e novos parâmetros que permitam alavancar o desenvolvimento institucional."

Graziela Ernesto, assessora jurídica da FeSaúde, no primeiro dia do evento, apresentou sobre os desafios e a implementação da FeSaúde, enfatizando o compromisso com a inovação e o investimento tecnológico que a instituição tem realizado para modernizar os serviços oferecidos à população.

Para Stefania Soares, o encontro é uma proveitosa troca de experiências com representantes de exitosas fundações estatais de saúde de todo o país:

"Esse tem sido um modelo de gestão que aponta caminhos de soluções para operacionalizar os serviços do SUS, nos diferentes níveis de atenção. O exemplo de implantação da FeSaude é importante no cenário nacional porque mostra o investimento na organização de serviços de Atenção Primária Saúde, uma responsabilidade que recai exclusivamente nos gestores municipais.”

O Grande Encontro trouxe reflexões profundas sobre diversos temas cruciais para a saúde pública, desde a eficácia na gestão das Fundações Estatais de Saúde até a transformação digital no Brasil e a nova Lei de Licitações. Adicionalmente, o evento ofereceu um espaço para as Fundações Associadas compartilharem suas experiências bem-sucedidas na gestão da saúde em seus respectivos Estados e Municípios.

A ANFES, com esse evento, reitera seu compromisso com a excelência na gestão da saúde pública, mirando sempre inovações e melhorias para atender a população brasileira.