A Fundação Estatal de Saúde (FeSaúde) tem se destacado desde a sua criação, em 2019, como uma instituição inovadora e comprometida com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Niterói. Através de um Planejamento Estratégico bem definido, a fundação tem implementado gradualmente ações para aprimorar o sistema e proporcionar um atendimento de maior qualidade à população.

Uma das metas desse Planejamento Estratégico é a implementação do ponto biométrico nas unidades de saúde de Niterói, visando garantir a transparência, confiabilidade e precisão dos registros de informações. Além disso, o sistema busca promover facilidade e eficiência na gestão da jornada de trabalho, reduzindo possíveis erros no processo de remuneração.

"A implantação está ocorrendo de forma gradual, com a transição do controle de ponto manual para o eletrônico. A equipe da DTEC realizou visitas em todas as unidades para cadastrar a biometria dos funcionários, e as equipes estão recebendo treinamento regionalizado para utilizar o novo sistema de controle de ponto", explica Juliana Silva, Assistente Administrativo da FeSaúde.

“É muito gratificante participar da conclusão da implantação do ponto biométrico, pois o sistema de registro eletrônico da frequência faz parte das ações planejadas para se alcançar um dos objetivos estratégicos da FeSaúde, período 2020-2024, que é a valorização do trabalho integrado das diversas áreas, envolvendo as atividades administrativas e assistenciais”, celebra Renata Porto, Diretora de Gestão do Trabalho, Ensino e Produção do Conhecimento da FeSaúde.

De acordo com a diretora da FeSaúde, esse sistema trará grandes benefícios para a gestão do trabalho, contribuindo para a consolidação da fundação, que tem como missão realizar uma gestão pública inovadora e sustentável, utilizando recursos públicos com eficiência e transparência.

O primeiro relógio de ponto biométrico foi instalado na sede da FeSaúde em agosto de 2022. A partir de janeiro de 2023, teve início a implantação dos equipamentos nas demais unidades de saúde de Niterói, priorizando as unidades da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e do Programa Médico de Família (PMF). Conforme o planejamento estabelecido, a previsão é concluir a implementação do sistema em todo o município até maio de 2023.