A Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde), está realizando diversas ações em comemoração ao mês da mulher nas unidades do Programa Médico de Família (PMF) da cidade e na Rede de Atenção Psicossocial de Niterói (RAPS). As equipes dos PMFs foram estimuladas a desenvolver rodas de conversa e atividades que promovam a saúde e o bem-estar das mulheres.

No PMF Caramujo e Morro do Céu, por exemplo, a equipe promoveu um bate-papo sobre os tipos de violência contra gestantes. Já no PMF do Cavalão, foi oferecido um café da manhã para as usuárias da unidade. No PMF Maceió, as idosas puderam participar de um grupo de artesanato, enquanto no PMF Badú, houve uma roda de conversa com a participação da dentista do Cantagalo.

Segundo Stefania Soares, Diretora de Atenção à Saúde da FeSaúde, as unidades da RAPS geridas pela fundação oferecem cuidados intensivos em saúde mental para mulheres que necessitam. Além disso, há projetos terapêuticos que visam a integração comunitária e o suporte da rede familiar e intersetorial, junto a equipes multidisciplinares, formadas por médicos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, musicoterapeutas, farmacêuticos, oficineiros e agentes redutores de danos.

"Os cuidados com a saúde da mulher têm uma abordagem individual e coletiva. É durante uma consulta ginecológica, a coleta de material para o exame preventivo ao câncer de colo do útero, o acompanhamento do pré-natal, a vacinação, a busca por um método contraceptivo adequado e seguro, ou num tratamento em saúde bucal que os profissionais de saúde podem aproximar-se do cotidiano dessas cidadãs", explica Stefania.

Para Pedro Lima, Diretor-geral da FeSaúde, essas ações reforçam o compromisso da FeSaúde com a promoção e atenção integral à saúde das mulheres de Niterói:

“Estamos buscando sempre a melhoria da qualidade de vida e a emancipação feminina diante uma cultura ainda marcada pelo patriarcado. Nas unidades de saúde é notável o predomínio das mulheres à frente das famílias e dos cuidados em saúde e acreditamos que, com a participação ativa das equipes reforçamos o potencial transformador do sistema local de saúde", destaca Pedro que acrescenta: “É importante destacar que a FeSaúde tem 75% de seus empregados públicos e cargos de gestão ocupados por mulheres, uma fundação que tem alma feminina e que busca constantemente a igualdade de gênero em todas as esferas”.

 

Brena Tostes, gerente de atenção à saúde da FeSaúde, destaca o retorno positivo que as usuárias do Programa Médico de Família têm dado às equipes pelo acolhimento recebido nas unidades:

"Estamos muito satisfeitos com o retorno das mulheres atendidas nas nossas unidades. Elas têm demonstrado grande apreço pelo cuidado e atenção que recebem em nossas unidades. O envolvimento e a dedicação de nossos profissionais são fundamentais para o êxito das iniciativas que promovemos em prol da saúde e do bem-estar das mulheres", completa.

As ações realizadas pela FeSaúde demonstram o comprometimento da instituição com a saúde e o bem-estar das mulheres de Niterói. A iniciativa contribui para a conscientização sobre a importância da prevenção e do cuidado com a saúde feminina.

DIA DELAS 

Neste mês das mulheres, a Secretaria Municipal de Saúde e a Fundação Estatal de Saúde de Niterói estão com ações intensificadas para o público feminino. No próximo sábado (18) as unidades de saúde estrão abertas, das 08h às 17h, para a assistência voltada às mulheres. A medida, que faz parte das ações do Programa Niterói Mulher, também contempla o Março Lilás, dedicado à conscientização sobre o câncer de colo de útero.

“O "Dia Delas" é mais uma iniciativa que demonstra o compromisso da instituição com a promoção da saúde da mulher e, consequentemente, com a melhoria da qualidade de vida em Niterói”, afirma Pedro Lima.

As unidades do Programa Médico de Família (exceto Ponta da Areia e Maravista), Unidades Básicas de Saúde e Policlínicas estarão em funcionamento para a realização do Dia Delas, uma ação conjunta de atendimento e oferta de serviços nos territórios. Serão realizados procedimentos como: coleta de preventivo, exame clínico das mamas e solicitação de mamografias.