Hoje (5/12) celebramos o Dia Nacional do Médico de Família e Comunidade, uma figura central na Atenção Primária à Saúde (APS). Segundo o Ministério da Saúde, esses médicos resolvem cerca de 85% das queixas dos pacientes, encaminhando casos mais complexos para especialidades adequadas.

Diferenciando-se do clínico geral, o médico de família foca na pessoa, não apenas na doença. Eles acompanham os pacientes durante todas as fases da vida, oferecendo um cuidado contínuo e integral. Esses profissionais possuem formação específica, incluindo residência em medicina da família.

O médico de família adota uma abordagem biopsicossocial, considerando aspectos como estilo de vida, hábitos, emoções, condições de trabalho e moradia. Essa visão integral é essencial, pois diversos fatores podem influenciar a saúde.

“Nosso papel está pautado no acolhimento. E isso acontece com a ajuda de toda a equipe da unidade. A gente busca estabelecer vínculo com os pacientes e conhecer cada um deles para atuar com prevenção e para, principalmente, garantir a adesão ao tratamento. É muito mais do que números. Estamos cuidando de pessoas e entendemos a importância do acompanhamento e orientação”, enfatiza Maria Vivianni Mourão Diniz, médica de família no MMF Grota I desde que inaugurou a unidade, há 24 anos.

Em Niterói, o Programa Médico de Família (PMF) celebrou, no último mês de setembro, os 31 anos desde a inauguração de sua primeira unidade. O médico Pedro Lima, atual diretor-geral da Fundação Estatal de Saúde de Niterói e parte da equipe original do PMF em 1992, expressa seu orgulho em contribuir para a saúde básica da cidade. Ele destaca a importância do programa para o bem-estar dos niteroienses ao longo dessas três décadas:

“Agora, ser responsável pela gestão do PMF me enche de satisfação e reafirma a sensação de êxito profissional. Fazer parte dessa história e continuar contribuindo para a saúde básica em Niterói é um privilégio."

Este dia é um momento para reconhecer e valorizar o papel fundamental do médico de família e comunidade na promoção da saúde e no cuidado contínuo dos indivíduos. Parabenizamos todos os profissionais por seu compromisso e dedicação à saúde da comunidade.