Quando me perguntam “o que é conexão”, lembro das muitas ouvidorias que recebo. Muitas sobre reclamações, medos e perdas; algumas com elogios. Ocorre que, por intermédio da escrita consigo, enxergar a vida, os nomes – até então invisíveis –, e procurar respostas para as angústias diárias.

Entretanto, para a gestão das diversas situações narradas através da escrita é possível enxergar os laços existentes entre diversas histórias e a gestão da FeSaúde, podendo em pequenas ações, mesmo em uma simples resposta dar fragmento de luz da existência daquele problema.

Quando Caetano canta “gente é para brilhar, e não para morrer de fome” acredito que estamos todos aqui em conexão, e vamos tentando colocar um ponto final em diversas histórias não escutadas, não atendidas. Um ponto final com respeito e escuta, pois nem sempre aquela escrita, aquele pedido se encontra dentro da nossa capacidade de responder da forma esperada ou desejada, nem todos os caminhos se encontram dentro da nossa atribuição de competência, e mesmo que estivessem, nem sempre existem finais felizes.

Desta forma, o canal de ouvidoria busca efetivar a melhoria da gestão, mas, além disso, se preocupa com todos aqueles que buscam o referido canal como forma de fazer valer seus direitos, um alto número de ouvidorias não significa eficiência, significa sim, que há algo de errado, e para tanto é importante para a FeSaúde que você saiba que sua dor, a sua reclamação, a sua insatisfação é ouvida de forma atenta e será utilizada como forma de ligação para a melhoria dos processos de trabalho.