Nesta terça-feira (12), membros do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal Fluminense (UFF) foram recebidos pela diretora-geral da FeSaúde, Anamaria Schneider, para uma reunião de apresentação sobre a missão da Fundação, que acaba de assumir a gestão do Programa Médico de Família e da Rede de Atenção Psicossocial de Niterói.

Durante o encontro, as professoras e professores ressaltaram a parceria existente entre os diversos departamentos e as pós-graduações do ISC-UFF com a Rede de Atenção Básica no município.

Para Anamaria Schneider a reunião de alinhamento entre as instituições acontece em um momento importante para o município de Niterói, já que a gestão do Programa Médico de Família (PMF) e da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) foi assumida pela FeSaúde no início deste mês:

"Esse encontro reafirma a parceria histórica da UFF com a Rede de Atenção à Saúde do município. Além de conseguirmos mostrar a importância do modelo de gestão da FeSaúde também conseguimos alinhar as parceria que poderemos desenvolver juntos com o ISC/UFF".

Os representantes do ISC/UFF também falaram das atividades de cada departamento, do internato em saúde coletiva e da pós-graduação, assim como ressaltaram a importância da cooperação entre Universidade e a FeSaúde, que faz a gestão de toda a rede básica e de saúde mental do município de Niterói.

“A Rede de Saúde é uma extensão da Universidade, tal sua importância para a formação de novos profissionais na saúde”, destacou o professor Túlio Franco, diretor do ISC-UFF.

Além da diretora-geral da FeSaúde, Anamaria Schneider, participaram da reunião a diretora de Atenção à Saúde, Stefânia Soares, com a gerente Brena Tostes e a diretora de Gestão do Trabalho, Ensino e Produção do Conhecimento, Renata Porto, com a gerente Aline Bressan. Além do Diretor do Instituto de Saúde Coletiva-UFF, prof. Tulio Batista Franco; o Coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, prof. Leandro Augusto Pires Gonçalves; a Vice-chefe do Departamento de Epidemiologia, profa. Cynthia Boschi Pinto; a Vice-chefe do Departamento de Saúde e Sociedade, profa. Amanda Ornela; o Coordenador do Internato em Saúde Coletiva e representando também o Departamento de Planejamento em Saúde, prof. Aluísio Gomes da Silva Junior; e Representante da UFF no Conselho Curador da FeSaúde, a professora Verônica Alcoforado e o prof. Eduardo Melo.