O Cine República terá suas atividades culturais retomadas nesta terça-feira (15), em Niterói. A primeira exibição do ano será com o documentário "My Name is Now, Elza Soares" (71 min, 2018). Dirigido por Elizabete Martins Campos, o longa-metragem aborda a vida e carreira de um dos grandes ícones da música brasileira, ilustrando sua trajetória até o sucesso. 

Surgindo como uma parceria entre a Biblioteca Parque de Niterói, o Núcleo de Cineclubes de Niterói (NuCiNi)/Secretaria Municipal de Educação e o Centro de Convivência e Cultura de Niterói, com apoio da Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde), o Cine República é uma iniciativa que tem como objetivo promover e facilitar o acesso da população niteroiense a atividades culturais. 

Maíra Matos, supervisora administrativa do Centro de Convivência e Cultura de Niterói, conta um pouco sobre a história do projeto:  

“O Cine é um projeto que já acontece desde 2017, mas precisou ser interrompido por causa da pandemia do Covid-19. Sempre tivemos o histórico de exibir filmes musicais e inclusive, em alguns intervalos, também aconteciam apresentações musicais ao vivo para os usuários”. 

Miguel Vasconcellos, produtor e curador do Núcleo de Cineclubes de Niterói/Núcleo de Cinema e Educação (NuCiNi), fala sobre a importância do projeto para os usuários do Centro de Convivência:  

“O Cine República é uma oportunidade que os nossos usuários têm de interagir e sair um pouco da rotina, sendo importante para o cuidado com a saúde mental dos cidadãos”. 

Maíra Matos, supervisora administrativa do Centro de Convivência e Cultura de Niterói

Maíra celebra a retomada da axibição dos filmes após dois anos sem exibição:  

“Estamos retomando agora com o longa sobre Elza Soares. O Cine República é uma atividade gratuita, inclusiva e aberta para o público. É uma atividade da cidade, um evento, e todos estão convidados para participar”. 

A primeira edição de 2022 está marcada para o dia 15 de março, às 15h, na Biblioteca Parque de Niterói, localizada na Praça da República, s/n, Centro, em frente à Câmara Municipal. A entrada é gratuita, aberta ao público e a classificação etária é de 12 anos. 

O projeto será mantido por tempo indeterminado, sendo que as exibições ocorrerão toda segunda terça-feira do mês, à tarde, na Biblioteca Parque de Niterói.