Henriqueta Henriques, da Gruta de Santo Antônio, se vacinou no drive-thru da UFF

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Niterói ultrapassou a marca de 30 mil vacinas aplicadas. Foram imunizados idosos com mais de 80 anos, profissionais de saúde da linha de frente e com mais de 60 anos, deficientes e idosos que vivem em instituições de longa permanência e quilombolas. A partir da próxima segunda-feira (08) serão imunizados idosos entre 79 e 77 anos.

Até a última quinta-feira (04), foram vacinados em Niterói 30.809 pessoas contra a Covid-19. Desse total, 12.969 já foram imunizados com a segunda dose. Foram imunizados 12.903 idosos acima dos 81 anos, sendo que 536 já receberam a segunda dose. Entre os trabalhadores da área de Saúde, 16.435 receberam a primeira dose e 11.014 foram imunizados com a segunda dose. Também foram vacinados 75 deficientes e 901 idosos em instituições de longa permanência, 1.268 idosos acamados e 37 quilombolas.

Nesta quarta-feira, quem esteve no drive-thru de vacinação da UFF para receber a primeira dose da vacina foi a portuguesa Henriqueta Henriques, 82 anos, dona do tradicional restaurante Gruta de Santo Antônio, na Ponta da Areia. Esperançosa, ela festejou o momento:

“Sou uma verdadeira apaixonada pelo meu trabalho, mas desde o dia 15 de março de 2020, estou impedida de exercer o meu ofício, de trabalhar na minha cozinha da Gruta de Santo Antônio e de receber os meus clientes. Esse coronavírus é muito perigoso e eu estou fazendo o possível para não ser mais uma vítima. Hoje, ao tomar a primeira dose, senti que todo o meu esforço de me resguardar está valendo a pena. Falta pouco para eu voltar a trabalhar”.

Niterói está programando a vacinação contra a Covid-19 de acordo com a quantidade de vacinas repassada pelo Governo do Estado, respeitando os grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. A população pode consultar qual grupo está sendo convocado para a imunização nas redes sociais, no site oficial da Prefeitura (http://www.niteroi.rj.gov.br) e pelo número 153.

Novo ponto de vacinação - Nesta segunda-feira (08) a Secretaria Municipal de Saúde vai abrir mais um ponto de vacinação. Será no Clube Central, em Icaraí. Além disso, a imunização está sendo realizada nas policlínicas da Engenhoca, Barreto, Fonseca, São Lourenço, Vital Brazil, Itaipu e Piratininga, e no drive-thru no Campus Gragoatá da UFF. Para receber a primeira dose, os idosos de 84 a 80 anos devem levar um documento de identidade com foto de acordo com o dia destinado a cada idade (confira o calendário abaixo). A entrada nas policlínicas e no posto do Clube Central é autorizada das 8h às 16h, com imunização até 17h. A vacinação no drive thru começa sempre às 8h e termina às 17h.

Confira o calendário de vacinação:

Segunda-feira, dia 08 – a partir de 79 anos

Terça-feira, dia 09 - a partir de 79 anos