18.08.2020 - Graças ao esforço e dedicação dos profissionais de saúde, do cumprimento dos protocolos de distanciamento social e das ações coordenadas pela prefeitura, em Niterói, mais de nove mil pessoas estão recuperadas da Covid-19. Entre elas, estão pacientes que desenvolveram a forma grave da doença e precisaram de internação em leitos de UTI. Uma grande parte dos recuperados teve acompanhamento e atendimento logo após a identificação dos primeiros sintomas, o que facilitou a recuperação.

“Tivemos mais de 9 mil niteroienses recuperados da Covid-19 em nossa cidade. Mas a guerra contra o novo coronavírus ainda não acabou e precisamos unir forças para continuar nessa batalha juntos. Estudos da UFF, UFRJ e Fiocruz provaram que as ações feitas em Niterói salvaram centenas de vidas”, comemorou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

Niterói é a cidade da Região Metropolitano do Rio com os maiores índices de recuperação de pacientes com Covid-19. Até o último dia 17 de agosto, 9.165 pacientes tinham vencido a batalha contra o coronavírus na cidade. Neste mesmo dia, o boletim epidemiológico mostrou que  a cidade tinha 79 pacientes hospitalizados e 125 pessoas em isolamento social sendo acompanhadas pela FMS.

Entre os pacientes que desenvolveram a forma mais grave da doença está Alexandre das Chagas Fernandes, de 51 anos, que deu entrada no Hospital Municipal Oceânico com quadro de insuficiência respiratória grave e ficou sete dias no CTI.  Recuperado da doença, ele recebeu aplausos de médicos e enfermeiros e se emocionou no momento em que deixava a unidade.

“Eu não tenho como expressar o sentimento de gratidão a todos os médicos e enfermeiras que salvaram a minha vida. Eles estiveram o tempo todo comigo. Fiquei impressionado com o cuidado, parecia de um pai com um filho. Agora estou com a sensação de viver novamente, louco para voltar para casa e ao convívio da minha família. Muito obrigado! ’’, disse Alexandre, ao sair da unidade.

Apesar dos números apontarem para uma diminuição no número de casos em Niterói, o prefeito Rodrigo Neves defende que ainda não é hora para relaxar e abandonar os cuidados para evitar a contaminação.

“Os niteroienses deram uma verdadeira aula de civismo e cidadania, cumprindo os protocolos de proteção à saúde que são fundamentais para o bom êxito do combate à pandemia. Perseverem no uso da máscara, no distanciamento social e na higienização das mãos. Unidos vamos vencer essa batalha pela vida!”, disse o prefeito.

Niterói tem dois centros de referência para o tratamento da Covid-19, o Hospital Municipal Carlos Tortelly, no Centro, e o Hospital Oceânico, em Piratininga. Este último foi o primeiro hospital de referência inaugurado no país apenas para atender casos graves de coronavírus, com leitos de UTI equipados com respiradores. Construído pela iniciativa privada, o Hospital Oceânico foi arrendado por um ano pela prefeitura para atender exclusivamente pacientes com Covd-19.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, conta que o trabalho e a dedicação das equipes médicas têm sido fundamentais para a recuperação dos pacientes.

“Trabalhamos diariamente com muito empenho nas ações de combate à Covid-19 para diminuirmos o impacto da doença. Temos profissionais competentes e preparados para atuar em nossas unidades de referência contra a doença e esperamos ver cada vez mais casos de recuperação”, destacou o secretário.

Niterói foi a primeira cidade da Região Metropolitana a registrar óbito por Covid-19 e foi a primeira a adotar medidas mais rígidas de isolamento social. A cidade tem uma alta proporção de idosos e comunidades carentes próximas aos bairros de classe média e alta, que tiveram os primeiros casos da doença, por conta das famílias que viajaram ao exterior. Também foram adotadas desde o início da pandemia medidas econômicas para reduzir os impactos provocados pela crise do coronavírus.

Vidas salvas - Um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que analisou os casos e óbitos confirmados na cidade e as estimativas do avanço da doença entre 17 de março e 30 de maio, concluiu que as medidas mais restritas de isolamento social e de combate ao novo coronavírus implantadas pela Prefeitura de Niterói desde março evitaram a contaminação de 11.569 pessoas com a Covid-19 e 1.468 mortes no período.