02.10.2020 - O Museu de Arte Contemporânea de Niterói recebeu iluminação especial cor de rosa, nesta quinta-feira (1º). A iniciativa chama atenção para a campanha Outubro Rosa, que busca conscientizar sobre o câncer de mama, o tipo de câncer que mais mata mulheres no mundo. A iluminação poderá ser vista até o dia 8 deste mês.

Durante todo o mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar uma programação especial sobre o tema, com importantes atividades de prevenção, promoção e cuidados do câncer de mama. A ação é coordenada pelo Departamento de Supervisão Técnico Metodológico e pelo Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde.

A Rede de Atenção à Saúde da Mulher de Niterói vai realizar uma série de webinários e workshops, via Google Meets, das 15h às 16h30. Os temas estarão relacionados exclusivamente ao câncer de mama. O link para acesso será informado no site da Secretaria..

Já a Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva, em São Lourenço, vai promover atividades presenciais, seguindo todas as normas de segurança para prevenção à Covid-19. Nas salas de espera para os exames de ginecologia, clínica geral, obstetrícia, ultrassonografia, cardiologia, entre outras especialidades, as mulheres receberão informações sobre as doenças mais comuns e dicas de saúde.

No dia a dia, a rede de Atenção Primária à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde realiza um trabalho periódico de prevenção e acompanhamento da saúde da mulher. São promovidas palestras e orientações durante as consultas, realização de exame preventivo ginecológico, ultrassonografia e mamografia. Quando há necessidade, a paciente é encaminhada para um serviço de especialista. Para ter acesso aos serviços de saúde oferecidos pelo município de Niterói, a mulher pode procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Programação
- Dias 14, 21 e 28: workshops com atividades voltadas às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS);
- Dia 16: o tema será “Câncer de Mama: perceba o risco e proteja a vida”, com a mastologista Teresa Cipreste;
- Dia 23: palestra com o tema "Nutrição e Câncer de Mama: prevenção e cuidado”, com a nutricionista Érica Willner;
- Dia 29: o tema será “Saúde Mental e Câncer de Mama”, com a psicóloga Cecília Santos.