A FUNDAÇÃO

​    A Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde) foi criada em 2019, por força do Decreto Municipal nº 13.323/2019. Esse processo, no entanto, teve início quatro anos antes, com a publicação da Lei Municipal nº 3.133, de 13.04.2015, que autorizou a atuação da fundação vinculada ao poder municipal.

    Integrante da Administração Indireta da Prefeitura de Niterói, ligada à Secretaria Municipal de Saúde, a FeSaúde é uma entidade pública, sem fins lucrativos, de interesse coletivo e utilidade pública, dotada de personalidade jurídica de direito privado.

SOMOS 100% SUS

    A FeSaúde se constitui como uma proposta inovadora e consistente para avançar no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e no desenvolvimento de um modelo de gestão mais eficiente. Esse modelo se apresenta como uma solução jurídico-administrativa e sanitária para o desenvolvimento da atenção à saúde e propicia agilidade e segurança para gestores, usuários e trabalhadores, como um democrático veículo de concretização do direito humano fundamental à saúde.

    Dessa forma, a principal finalidade da FeSaúde é desenvolver, no âmbito do SUS, ações e serviços de atenção à saúde, em consonância com as diretrizes e políticas públicas de saúde da Prefeitura de Niterói, do Estado do Rio de Janeiro e da União, além de desenvolver atividades de ensino e pesquisa. A fundação atuará na Atenção Básica, por meio do Programa Médico de Família e da Saúde Mental.

    A fundação também deve dar suporte à execução de planos estratégicos de ação desenvolvidos no âmbito do SUS e prestar serviços de apoio ao processo de gestão da rede municipal de saúde, com especial atenção à humanização no atendimento.


MÉDICO DE FAMÍLIA

    O Programa Médico de Família é uma experiência pioneira e consolidada no Município de Niterói, tendo como princípio básico oferecer assistência integral à saúde das populações de áreas definidas como de risco para a saúde. Essa assistência é feita através de equipes exclusivamente alocadas a pequenos grupos de famílias em cada localidade. 

    Cada família é atendida sempre pela mesma equipe profissional, responsável por seu setor, o que possibilita o desenvolvimento de relações diretas com as pessoas que estão aos seus cuidados. Por sua inserção no ambiente, a equipe multiprofissional adquire grande conhecimento de todas as situações que envolvem os moradores de forma efetiva, viabilizando o acompanhamento e evolução da saúde de todo o núcleo familiar. 

    A ênfase é na qualidade do atendimento que se concretiza principalmente nas ações preventivas, personalizando e humanizando, de modo que esta equipe se torne uma referência para a comunidade em tudo o que diz respeito à saúde.







Onde Estamos

Contatos