18.12.2020 - Há uma semana do Natal, muitas famílias já se organizam para a ceia. Mas, este ano, o mais importante é planejar a segurança sanitária da reunião. Ou seja, pensar em como seguir as recomendações das autoridades sanitárias de prevenção ao novo coronavírus para que esta festividade não ponha em risco a vida dos que nos são tão amados e queridos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que a “aposta mais segura” é não realizar confraternizações de fim de ano. O ideal é que as festas ocorram apenas com os membros do núcleo familiar que convivem na mesma casa, podendo recorrer às ferramentas on-line para unir, mesmo que de forma virtual, pessoas queridas para uma oração e votos de feliz Natal. Isso é uma importante medida para evitar que riscos adicionais apareçam. No entanto, para aqueles que ainda assim querem expandir as comemorações, é importante estar atento a algumas regras que podem ajudar a minimizar os riscos.

Pesquisas já mostraram que a via de transmissão mais prevalente do novo coronavírus é pelo ar. Por isso, as dicas para quem pretende reunir toda a família para o Natal passam, em primeiro lugar, pela escolha do espaço físico. Além disso, é importante limitar o número de participantes e, independentemente da decisão dos familiares de comparecer ou não, respeitar a posição de cada um. Não se trata de uma questão moral, mas de se sentir seguro ou não em estar em grupo neste momento.  

Não existem medidas capazes de impedir totalmente a transmissão da Covid-19, mas essas recomendações podem ajudar a reduzir os riscos:

1. Escolha um local ventilado 

Estudos de rastreamento de contato feitos no Leste Asiático, nos Estados Unidos e na Europa identificaram muitos casos de Covid-19 devido a encontros familiares. As pessoas tendem a acreditar que a sua casa é um espaço muito limpo, ventilado. Mas, às vezes, a ventilação pode ser ruim. O ideal é fazer a reunião ao ar livre, como em quintais, lajes, varandas. Se não for possível, lance mão de ventiladores para melhorar a circulação de ar e mantenha as janelas abertas. Coloque um ventilador direcionado para fora, como um exaustor, numa janela e, em outra, um ventilador direcionado para dentro de casa. Alugar um espaço aberto também pode ser uma opção.

2. Limite o número de pessoas

Como já citado, reúna o menor número de pessoas possíveis, de preferência apenas aquelas que já convivem na mesma casa. Ao juntar pessoas de núcleos familiares diferentes, tenha em mente que os riscos também aumentam.

3. Use máscara

Em casa ou na casa de parentes, a tendência é que a pessoa relaxe e tome menos cuidados com higiene e distanciamento. Não caia nessa armadilha. Se a confraternização reunir pessoas que vivem em casas diferentes, não baixe a guarda. Use máscara durante o maior tempo possível, principalmente quando estiver conversando. Este é o momento de maior risco. Tenha um saco para guardar a máscara quando estiver comendo ou bebendo e a mantenha limpa e seca. Tenha uma máscara limpa extra, para o caso de precisar trocá-la (tempo de uso, umidade ou sujeira).   

4. Controle o álcool

Aqui não estamos falando do álcool em gel. Este é muito bem-vindo e pode ser deixado em diferentes pontos da casa, ao alcance das pessoas. Mas uma boa dica é controlar a quantidade de bebida alcoólica ingerida por todos os motivos, inclusive porque o álcool faz com que a pessoa relaxe e deixe os cuidados básicos de prevenção à Covid-19 de lado.

5. Mantenha o distanciamento

Procure manter o distanciamento de 1,5 metro a 2 metros. Se puder, prefira um local amplo, que permita esta medida de segurança. No momento da refeição, redobre os cuidados porque todos estarão sem máscara. Uma boa medida é fazer um rodízio, de dois em dois à mesa. Evite falar enquanto estiver comendo.

6. Compartilhe apenas amor

Não se deve compartilhar talheres, copos e pratos. Uma medida simples é usar marcadores de copos. No mercado, há modelos para todos os bolsos. Após tocar em objetos que estejam sendo usados também por outros convidados, como utensílios para servir a comida, jarras e garrafas, lave as mãos com água e sabão ou álcool. 

7. Pode abraçar?

O ideal, como já mencionado, é manter o distanciamento. Mas se decidir abraçar, o faça de forma breve, com as duas pessoas usando máscaras e evite falar no momento do ato.

8. Pessoas do grupo de risco

Idosos e pessoas que apresentam hipertensão, diabetes, doença pulmonar crônica grave, doença renal crônica em estágio avançado, imunossuprimidos, gestantes e fumantes devem ter cuidados redobrados, porque correm mais risco de complicações da Covid-19. Recomenda-se que não participem de reuniões com pessoas que moram em casas diferentes. Mas se forem participar de pequenas confraternizações, podem usar uma máscara de melhor qualidade, como a do tipo PFF2 industrial, que tem preço mais acessível e confere boa proteção. Muito importante é garantir que a máscara fique bem vedada ao rosto, sem vazamentos.

9. Preserve-se nos dias anteriores

Se, entre os participantes da confraternização, houver pessoas que fazem parte do grupo de risco para agravamento de Covid-19, todos os demais devem procurar se preservar nas duas semanas que antecedem o Natal. Saia o mínimo possível nesse período. É um sinal de respeito com essas pessoas que, se pegarem o vírus, terão mais risco de complicações.

10. Quem não pode participar

- Pessoas com sintomas gripais ou com diagnóstico de Covid-19;

-  Quem teve contato com indivíduos que testaram positivo para o coronavírus nos últimos 14 dias;

- Pessoas que estão no período de 14 dias desde que tiveram os primeiros sintomas relacionados à Covid-19 (mesmo sem ter feito teste de diagnóstico);

- Quem está aguardando resultado de exame para saber se está com Covid-19.

11. Adianta testar os convidados?

Enquanto o teste rápido sorológico é feito a partir da coleta de uma pequena quantidade de sangue retirado do dedo, o RT-PCR analisa secreção coletada nas narinas e na garganta por meio de um swab, uma espécie de cotonete longo. O RT-PCR deve ser feito entre o terceiro e sétimo dia de sintoma, e o exame sorológico, entre o oitavo e o décimo primeiro dia do início dos sintomas. 

O teste rápido sorológico não faz diagnóstico de Covid-19, mas aponta se a pessoa teve a doença recentemente e se desenvolveu anticorpos contra ela. O exame que mostra se a pessoa está com o vírus em atividade é o RT-PCR. Ambos são confiáveis, mas têm finalidades diferentes e devem ser aplicados no período certo para que sejam efetivos. Portanto, a realização do teste em data aleatória não garante que a pessoa esteja livre do vírus.

12. Controle o volume da música

Evite música alta para que as pessoas não tenham que gritar ou falar alto. Caso alguém esteja contaminado com o vírus, lançará um número maior de partículas virais no ambiente.

13. Equipe os banheiros

 Certifique-se de que há sabão líquido e papel para secagem de mãos disponíveis no banheiro. Evite o uso de toalhas de pano.  

14. Atenção ao descarte do lixo

Utilize lixeiras com pedal para que as pessoas descartem seus lixos sem precisar colocar as mãos na tampa. Lave as mãos após esvaziar a lata de lixo.

15. Preparo e forma de servir os alimentos

Esta será uma confraternização diferente. Portanto, evite compartilhar a ceia. O ideal é orientar seus convidados a levar sua própria comida e bebida. Caso não seja possível, siga as orientações:

a) Lave as mãos antes de preparar a comida e use máscara durante o preparo;

b) Limite o número de pessoas no ambiente em que a comida estiver sendo preparada ou manuseada;

c) Caso ofereça bebidas, disponibilize-as em embalagens individuais (latas ou garrafas), arrumadas em baldes com gelo, para que as pessoas possam se servir sozinhas;

d) Ofereça condimentos, molhos para salada ou temperos embalados individualmente, sempre que possível;

e) Evite compartilhar utensílios para servir a comida. Pratos e bebidas em recipientes não individuais devem ser servidos por uma única pessoa. O responsável deve lavar as mãos antes de servir e sempre usar a máscara; 

f) Após o evento, lave toda a louça em água corrente e com detergente.

Após um ano tão difícil, é compreensível que as pessoas queiram se encontrar e festejar com seus familiares e amigos. No entanto, preservar a vida é o melhor presente para compartilhar neste final de ano. Por isso, apesar das orientações, queremos frisar que a principal recomendação é celebrar em casa, apenas com as pessoas que já vivem juntas, sem aglomeração e sem convidados externos.