A atuação e importância do farmacêutico para saúde da população

A busca pela cura das enfermidades sempre esteve presente desde a Antiguidade. A partir disso, se estabeleceu a profissão farmacêutica, que por meio do desenvolvimento de medicamentos, baseado em estudos e pesquisas, trouxe novas possibilidades de tratamento, podendo contribuir para melhoria da qualidade de vida das pessoas. 

A melhora no quadro de algumas doenças, os cuidados paliativos no tratamento de comorbidades e a garantia do melhor bem estar possível para pacientes terminais, assim como diversas outras intervenções, só foram possíveis devido o avanço tecnológico na área da saúde. Em todos esses processos, os farmacêuticos estiveram envolvidos. 

O dia nacional do farmacêutico, apesar de ainda ser pouco conhecido entre a população em geral, busca valorizar essa profissão que é muito importante no nosso sistema de saúde, público e privado. 

A atuação desse profissional é muito ampla, abrangendo diversas especialidades. Entretanto, a maioria das pessoas entendem por farmacêutico, aquele profissional que está presente na farmácia apenas distribuindo os remédios. Essa ideia se deve ao fato de que parte da população ainda não compreende todas as dimensões que envolve o papel desempenhado por eles. 

Por isso, no dia nacional do farmacêutico traremos um pouco mais sobre a história e a atuação desses profissionais. 

Imagem / reprodução

Como se deu a história da profissão farmacêutica? 

A procura por tratamento das doenças sempre foi algo que circundou a humanidade. A expectativa de vida era muito baixa nos tempos mais antigos, e os registros de épocas, como a Idade Média, eram surpreendentemente assustadores. 

O que é curioso, é que muitas das mortes eram causadas por enfermidades que, hoje, são consideradas básicas no mundo, principalmente em países desenvolvidos.  

Essas doenças estavam relacionadas a causas como a falta de saneamento, doenças bacterianas e virais que, atualmente, já são facilmente tratadas por vacinas ou antibióticos. 

O avanço na produção de intervenções que pudessem melhorar a situação de saúde envolveu diversos profissionais, inclusive farmacêuticos.  

Anteriormente, essa função era desempenhada pelos boticários, nos estabelecimentos conhecidos por “boticas”, esses locais seriam correspondentes às farmácias e drogarias atualmente.  

Posteriormente, esses estabelecimentos foram evoluindo e regulamentados, de maneira que, hoje em dia, o papel do farmacêutico é insubstituível. Isso porque eles desempenham uma função muito importante, não só na construção do conhecimento científico, mas também socialmente, como educador frente ao uso racional de medicamentos. 

Como surgiu o dia nacional do farmacêutico? 

Assim como a maioria das profissões, os farmacêuticos também precisavam de um dia que trouxesse o reconhecimento à sua atuação. O dia 20 de janeiro foi escolhido em 1916 pela fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF). Sendo reconhecida oficialmente em 2007 pela Resolução nº 460, do Conselho Federal de Farmácia. 

Essa data é muito simbólica para esses profissionais e é utilizada, muitas vezes, como pauta para encontros, sejam de formação ou conscientização. 

Por que a atuação do farmacêutico é tão importante? 

Cada vez mais a população possui demandas quanto a tratamentos e medicações. Nesse sentido, esses profissionais atuam, desde a elaboração de novos fármacos, até a constante atualização dos já existentes. Enquanto atuantes da área assistencial, trabalham para orientar a população quanto ao uso adequado do medicamento, bem como o gerenciamento dos medicamentos, principalmente no que diz respeito ao armazenamento e distribuição. 

Vale destacar, que um dos papeis fundamentais que os farmacêuticos desempenham é no controle do uso indiscriminado de fármacos. Com o crescimento da automedicação, os farmacêuticos, que são os profissionais envolvidos com a dispensação os fármacos, atuam na prevenção de intoxicações, por abuso ou uso incorreto de medicamentos. 

Como o farmacêutico atua no Sistema Único de Saúde (SUS)? 

A demanda por medicamentos nas unidades de saúde pública tem aumentado cada vez mais, principalmente pelo envelhecimento da população, pelas questões de saúde mental e pelas comorbidades que afetam os indivíduos, causadas por doenças crônicas como diabetes e hipertensão. 

Gerenciamento de fármacos 

Com o aumento da demanda, é preciso sempre pensar em estratégias adequadas de gerenciamento e controle de estoque, de maneira que não faltem e nem se percam medicamentos. 

Esse controle é imprescindível para o Sistema Único de Saúde, pois colabora para a economia na gestão, já que evita desperdícios. 

imagem / reprodução

Orientações adequadas 

Apesar das instruções de uso dos medicamentos já ocorrerem no consultório médico, o reforço dessas orientações pelo farmacêutico, na maioria das vezes, ajudam na compreensão e dúvidas a respeito do tratamento indicado. Além disso, o farmacêutico atua de forma a garantir a adesão correta ao tratamento prescrito pelo médico. 

As orientações sobre o uso correto dos medicamentos também evitam que pacientes sofram alguma intoxicação por uso inadequado, o que também promove, além do bem estar do paciente, economia de gastos por internação no sistema público. 

De maneira geral, assim como os demais profissionais que atuam no sistema público de saúde, o farmacêutico precisa ter uma visão plural acerca das questões que envolvem o paciente, como as condições epidemiológicas e socioculturais locais, por exemplo. 

Conciliação e avaliação do tratamento medicamentoso  

O trabalho em saúde é feito sempre em conjunto pelos diversos profissionais, objetivando sempre o melhor prognóstico possível para o paciente.   

No caso do farmacêutico, além das atribuições citadas anteriormente, ele também exerce um papel importante na verificação dos fármacos que o paciente está fazendo uso, já que alguns medicamentos, quando administrados em conjunto, podem acarretar desde reações adversas até ineficácia do tratamento. Ambas as situações, são extremamente prejudiciais ao paciente, pois podem causar intoxicações à diminuição na resposta terapêutica. 

Diante do que foi exposto, podemos perceber que a atuação do farmacêutico pode contribuir para melhoraria da qualidade de vida da sociedade, uma vez que é o profissional de saúde capacitado a orientar, educar e instruir os pacientes sobre os aspectos relacionados aos medicamentos, desde a avaliação da prescrição até o seu uso. 

Logo, é preciso valorizar e reconhecer a atuação dos farmacêuticos.