Foto: Ad. Pará/ Fotos Públicas

Entenda a relação entre o aumento dos casos de dengue e o verão

A dengue é uma doença que todo ano acomete milhares de brasileiros. Esse fato está associado principalmente à desinformação e a negligência, não só governamental, mas também de parte da população. Por isso, acompanhe esses 10 fatos para se manter informado.  

1 – O QUE É A DENGUE? 

A dengue é uma doença causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.  Existem diferentes tipos, esses tipos são os que levam a uma dengue mais severa ou mais branda e a dengue (não hemorrágica) ou dengue grave (antes conhecida como dengue hemorrágica). 

2 – QUAIS AS REGIÕES DE MAIOR PREVALÊNCIA? 

A dengue está mais presente em regiões tropicais, onde há maior umidade. Isso porque o mosquito da dengue, como o Aedes é popularmente conhecido, precisa de um reservatório de água para se reproduzir. 

Os ovos e posteriormente as larvas do Aedes aegypti precisam de água parada e de preferência parcialmente limpa, como da chuva, para crescerem. Por isso, os cuidados e a prevenção são extremamente importantes. 

Diferente dos conhecidos pernilongos, que tem hábitos noturnos, o mosquito da dengue tem hábitos mais diurnos, manhã e tarde. 

3 – QUAIS OS PRINCIPAIS SINTOMAS? 

Os sintomas da dengue variam: 

  • Dor de cabeça; 

  • Dor no fundo dos olhos e nas juntas; 

  • Febre; 

  • Náuseas e vômitos; 

  • Manchas pelo corpo.  

Os sintomas graves:  

  • Sangramento de gengivas e narinas;  

  • Fezes escuras, o que pode indicar a presença de sangue;  

  • Manchas vermelhas ou roxas na pele;  

  • Dor abdominal (dor na barriga) intensa e contínua;  

  • Vômitos e tonteira;  

  • Diminuição da urina;  

  • Dificuldade para respirar.  

Se você ou alguém que conheça apresentar dois ou mais sintomas de dengue, alerte-o de que deve ir à Unidade Básica de Saúde (UBS). Em Niterói você pode ser atendido em nossas unidades do Programa Médico de Família, Unidade Básica de Saúde e Policlínicas Comunitárias de Saúde.

4 – COMO SE PREVENIR DA DENGUE? 

  • Limpar as calhas e lajes das casas.  

  • Manter recipientes/locais de armazenamento de água, como caixas d’água, poços, latões e tambores, bem fechados.  

  • Guardar garrafas vazias de boca para baixo. 

  • Eliminar a água acumulada em plantas, como bambus, bananeiras, bromélias, gravatás, babosa, espada de São Jorge, dentre outras. Coloque areia, preenchendo o prato até sua borda, ou lave-o, semanalmente, com esponja ou bucha e sabão, para eliminar completamente os ovos do mosquito.  

  • Verificar se existem pneus, latas ou qualquer outro objeto que possa acumular água nos terrenos baldios. 

  • Identificar, na vizinhança, a existência de casas desocupadas e terrenos vazios, e localizar os donos para verificar se existem criadouros do Aedes aegypti. 

  • Lave os bebedouros de animais com escova, esponja ou bucha, e troque a água pelo menos uma vez por semana. 

  • Não deixe qualquer depósito de água aberto (ex.: potes, tambores, filtros, tanques e outros). Como o mosquito é bem pequeno, qualquer fresta, neste tipo de depósito, é suficiente para a fêmea conseguir colocar ovos e iniciar um novo ciclo. 


5 – QUEM POSSUI MAIOR RISCO DE CONTRAIR DENGUE? 

Todos estão igualmente expostos ao risco, mas a evolução da doença pode variar de pessoa para pessoa. Isso porque pessoas com sistema imunológico fragilizado, como transplantados, idosos, entre outros, têm menos capacidade de defesa no organismo. Assim, é necessária maior precaução desses grupos. 

6 – QUAIS OS RISCOS DA DENGUE PARA MULHERES GRÁVIDAS OU MULHERES QUE ESTÃO AMAMENTANDO? 

No caso de mulheres grávidas, a manifestação da dengue pode levar a complicações durante a gravidez.  Assim, o uso de repelentes é essencial, bem como os cuidados com a casa, para não acumular água. 

Já nos casos de mulheres que estão amamentando, não há risco comprovado de transmissão do vírus durante a amamentação. 

7 – O QUE FAZER SE ENCONTRAR ÁGUA CONTAMINADA COM OVOS OU LARVA? 

Como os ovos precisam de água parada para crescer, basta jogar a água fora em um lugar seco. Após isso, é preciso lavar o recipiente infectado com água e sabão e também tomar as devidas providências para que não haja nova contaminação. 

8 – APENAS OS MOSQUITOS FÊMEAS PASSAM DENGUE?  

Nesse grupo de mosquitos, apenas as fêmeas podem transmitir o vírus associado a dengue. Isso porque somente elas têm hábitos hematófagos (apenas elas sugam sangue).  As fêmeas apresentam corpo preto com listras brancas. 

 

9 – POR QUE OS CASOS DE DENGUE AUMENTAM NO VERÃO?​

Porque no verão faz mais calor e chove muito, aumentando os locais com água parada, os quais podem se tornar criadouros do mosquito da dengue. Se nos locais que se enchem de água já existirem ovos do Aedes aegypti, eles ficam novamente ativos, evoluindo para o estágio de larvas, que se transformarão em mosquitos.  

O calor acelera o ciclo do mosquito, de ovo a adulto, que ocorre em menos dias, contribuindo para aumentar a sua população. Da mesma forma, o calor também acelera a multiplicação do vírus dentro do mosquito. Com isso, no verão (época geralmente mais quente do ano), uma fêmea do mosquito infectada tem mais chances de transmitir a doença antes de morrer. 

A reprodução do mosquito não para. Por isso, é preciso ficar alerta com a dengue, em todas as épocas do ano. 

10 – O MOSQUITO DA DENGUE PODE TRANSMITIR OUTRAS DOENÇAS? 

A resposta é sim. O Aedes aegypti pode transmitir outras doenças, como febre amarela, zika e chikungunya. Por isso é muito importante manter os cuidados contra a proliferação do Aedes, não só para se proteger contra a dengue, mas também contra outras doenças. 

Um parceiro importante no controle da dengue é o Agente de Controle de Endemias (ACE), também denominado de Agente de Vigilância Ambiental, de Zoonoses, entre outros. Este profissional é responsável pela eliminação de criadouros de difícil acesso, como caixas d’água, ou pelo uso de larvicidas (biológicos ou químicos). Em Niterói você pode receber a visita do Agente de Controle de endemias e Agente Comunitário de Saúde em sua residência que pode te ajudar com todas as orientações necessárias para a eliminação dos criadouros do  mosquito Aedes aegypti.