O quarto e último encontro do Seminário Interno da FeSaúde ocorreu nesta sexta feira (22) e contou com a participação de Stefania Soares, diretora de Atenção à Saúde da FeSaúde, Mirian Ribeiro, gerente de Atenção Psicossocial da FeSaúde, Rosana Teresa Onocko Campos, presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco),  e José Carlos Silva, consultor e membro do Instituto de Direito Sanitário Aplicado (Idisa). 

O objetivo do encontro foi discutir indicadores em saúde com recorte nos mecanismos e ferramentas para reorientação do modelo de Atenção Psicossocial em Niterói, que foi proposto pelo contrato entre a FeSaúde e o município. O início da discussão foi intermediado por Stefania Soares, diretora de Atenção à Saúde, que disse: 

“Nós pretendemos conversar sobre o que significa esse contrato em termos gerais, o que são as encomendas e os principais desafios que esse contrato pretende dar conta”. 

A diretora ainda destacou como os indicadores de saúde serão importantes no processo de avaliar o cumprimento do contrato e dos métodos de atuação para a efetividade da implementação dos planos de ação, sendo os principais: a reorganização, a ampliação e o alinhamento em relação aos serviços, bem como o cuidado para com as informações produzidas nesse processo. 

Na sequência, Mirian Ribeiro salientou como as estratégias trazidas por Stefania Soares são necessárias e contribuem para a reestruturação do modelo anterior à FeSaúde. A gerente ainda destaca o objetivo central do plano de ação e da discussão proposta no encontro: 

“Acho que o plano de fundo dessa discussão é como nós podemos sustentar um modelo técnico assistencial inclusivo, não segregador e produtor de direitos e exercício de cidadania”. 

Mirian ainda destacou a importância dessas estratégias para melhoria na atuação do gerenciamento do cuidado, por meio de uma melhor administração dos processos de trabalho. 

Na sequência José Silva assumiu a fala destacando como os métodos indicadores e a avaliação trazidos pelas profissionais da FeSaúde são importantes como cumpridores das formalidades estabelecidas pelo contrato. 

O consultor e membro do Idisa ainda destacou como é relevante, durante o estabelecimento do contrato, uma base para garantia da padronização da oferta dos serviços através de diretrizes que direcionam a gestão: 

“Essas metas que vocês estão estabelecendo vão cumprir esse papel de estabelecer uma base, em que, a partir dela, será possível ajustar e qualificar as ações”. 

Em seguida, Rosana Campos iniciou sua fala reforçando o papel dos indicadores na abordagem psicossocial e como, durante muitos anos, isso foi um déficit nas políticas públicas: 

“Eu acho que nós temos que tentar cada vez mais olhar para os nossos resultados, avaliando o que nós produzimos e qual a nossa cobertura assistencial. (...) Acredito que isso ajuda a equipe a se manter atenta ao seu objetivo e à sua missão”. 

A presidente da Abrasco reconhece ainda que existem muitos desafios devido à complexidade que envolve o setor da saúde mental, e evidencia a importância da discussão dos resultados entre as equipes, como CAPS e equipe de saúde da família, e também com a população a fim de alcançar uma melhoria efetiva nas atuações. 

Por fim, o espaço foi aberto para perguntas e discussão entre os convidados. A reunião foi encerrada, finalizando a comemoração dos dois anos de atuação da FeSaúde, entregando transparência e contribuindo para o crescimento da equipe profissional e dos convidados.