O Drive-Thru de vacinação da UFF, uma parceria entre a Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde) com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói (SMS), implementado no Campus Gragoatá, completou oito meses de funcionamento no último dia onze (11). 

A estratégia de vacinação e testagem é um projeto que teve como objetivo central facilitar o acesso à imunização contra a Covid-19, além de ser uma forma mais democrática de aplicar os testes que identificam a infecção pelo novo coronavírus. 

Mário Ronconi, conhecido na universidade como professor Ronconi, ocupa atualmente o cargo de superintendente de operações e manutenção, atuando na administração central da UFF. 

Com cerca de 38 anos de atuação na instituição, o professor e também Médico Veterinário, formado na UFF, em 1982, diz que essa é a primeira experiência que teve com a implementação de um drive-thru dentro da universidade. Porém, ele ressalta que: 

“Com o drive, a população niteroiense pode sentir, mais diretamente, a atuação da universidade em prol deles”. 

A implementação do Drive-Thru 

Entre os responsáveis pela gestão e execução do drive está o superintendente de operações e manutenção da UFF, o professor Mário Ronconi. Em entrevista ao portal da FeSaúde, o superintendente dá mais detalhes sobre a implementação e o funcionamento do drive: 

"Inicialmente, o drive-thru tinha a finalidade de ser um ‘projeto piloto’ que, de acordo com o reitor da universidade, duraria apenas 48h. Fui avisado no dia anterior que haveria a presença do prefeito na universidade. Então, ao chegar no campus, tive que produzir faixas e organizar os locais para atender a prefeitura de Niterói e a FeSaúde, além de disponibilizar um lugar em que pudesse ser feita a vacinação, a princípio, dos idosos”. 

Com o sucesso na implementação e execução, o projeto piloto foi finalmente aprovado. Assim, no dia 11/02/2021, as atividades no drive de vacinação do campus Gragoatá se iniciaram, tendo como público-alvo a população idosa. Com a consolidação da estratégia, as atividades estão mantidas até os dias de hoje, sendo que outros grupos populacionais foram incorporados e atendidos. 

 

Imagem: Carros em fila à espera da vacinação no Drive-Thru de Niterói 

Dificuldades enfrentadas ao longo do funcionamento do Drive-Thru 

O drive-thru de vacinação da UFF teve excelentes resultados desde o início de suas atividades. No entanto, algumas dificuldades surgiram durante o estabelecimento do projeto. Mário Ronconi destaca, principalmente, a questão da infraestrutura do local, que inicialmente era inadequada: 

“Já que se tratava de um local improvisado, tivemos muitos empecilhos no início. (...) Os veículos entravam pelo nosso estacionamento, por um lado do prédio, chegando até o local da vacinação, e saíam pelo lado oposto. O piso onde passavam esses veículos não foi construído apropriadamente para esse fim e para o uso diário”. 

As intempéries climáticas, como chuvas fortes e ventos também foram um desafio para a equipe. 

“Aparentemente tudo funcionava bem, mas a nossa maior dificuldade foi durante o tempo chuvoso, porque os alunos e os controladores de trânsito teriam que ficar na chuva para poder fazer o cadastro das pessoas e orientar o trânsito, respectivamente”. 

Diversas melhorias, como mudança do local de atuação para o estacionamento da universidade e a compra de tendas adequadas, possibilitaram uma melhoria no funcionamento do drive-thru, garantindo mais eficiência no processo de vacinação e testagem. 

 

Imagem: Estacionamento com tendas adquiridas pela universidade 

A importância do Drive-Thru de vacinação 

A estratégia de drive desempenhou e desempenha um papel fundamental no acesso à imunização contra a Covid-19 para a população niteroiense. No entanto, a sua relevância está ainda mais além.  

Segundo o professor e superintendente da UFF, “para os alunos e professores, o drive-thru foi e está sendo uma experiência excelente. Muitos alunos estão tendo seu primeiro contato com a população, fazendo o cadastro desses usuários que serão vacinados ou testados. Eles são orientados pelos professores e, com isso, nós temos a oportunidade de oferecer aos alunos um tipo de ‘aula prática’”. 

 

Imagem: Alunos fazendo cadastro dos usuários para vacinação 

Ronconi ainda destaca a importância do trabalho conjunto entre a universidade e a FeSaúde no sucesso do projeto: 

“A atuação da fundação para Niterói é fundamental, pois o município sozinho não teria condições de assumir essa vacinação num montante tão expressivo e em uma qualidade tão boa, como tem demonstrado as pesquisas de satisfação que já foram aplicadas”. 

Ele afirma ainda que “a parceria com a faculdade tem sido benéfica para as duas instituições. A universidade cede suas estruturas, enquanto ganha com a presença da FeSaúde e dos seus profissionais, que trazem conhecimento e treinamento para o nosso pessoal, desde as enfermeiras e a equipe de apoio, até os alunos e professores”. 

Além da vacinação, a universidade está participando na concessão de espaço e colaborando na realização de exames de testagem para Covid, tanto através do Swab nasal, quanto por meio dos exames de sangue, IgG e IgM.