Dando continuidade a série de encontros virtuais em comemoração aos dois anos da FeSaúde, a instituição promoveu mais um Seminário Interno, na tarde desta sexta-feira (08). Com o tema ‘Governança e Cidadania’, o encontro contou a participação de Isadora Modesto, subsecretária de Articulação Institucional e Gestão do conhecimento (SEPLAG),  Marilía Ortiz, secretária Municipal de Fazenda, Valéria Braga, do escritório de Gestão de Projetos da Prefeitura de Niterói, e Anamaria Schneider, diretora geral da Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde). 

O objetivo do 2º dia de seminário foi abordar alguns dos importantes projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Niterói. Abrindo o evento, Anamaria explica sobre as missões da FeSaúde:  

“Temos como foco a inovação e sustentabilidade na gestão de Niterói. Assim, acreditamos que é muito importante que todos nós tenhamos conhecimento dos projetos elaborados pela prefeitura de Niterói, pois isso está muito alinhado com a missão da FeSaúde, que é desenvolver e gerir serviços de saúde de forma humanizada, resolutiva, com qualidade, mas principalmente, através de um modelo de gestão inovador”. 

Em sua fala, a secretária Municipal de Fazenda, Marília Ortiz, explicou sobre os processos de elaboração e implementação do Plano Institucional Participativo: "Em nossa visão, priorizamos a inovação. Queremos ser uma organização de excelência na gestão da política fiscal e comprometida com a inovação, bem como com o  aperfeiçoamento das nossas práticas”. 

O plano já possibilitou diversos resultados satisfatórios, que foram divididos em 5 eixos principais:  arrecadação eficiente, gestão fiscal, modernização dos serviços com foco no cidadão, desenvolvimento institucional , além da informação qualificada e transparente. No site da Secretaria da Fazendo de Niterói, é possível acessar o planejamento detalhado.  

Marília Ortiz ainda afirma: “me sinto muito honrada em participar de uma gestão tão diferente no contexto nacional, que nos transmite uma sensação de otimismo”. 

Marília Ortiz, secretária Municipal de Fazenda 

 

Isadora Modesto, subsecretária de Articulação Institucional e Gestão do conhecimento, abordou ainda alguns dos projetos elaborados e coordenados pela SEPLAG.   

“Coordenados pela Secretaria de Planejamento e Gestão, mantemos a metodologia de elaboração de Planos de Metas para articular e alinhar, anualmente, os diversos âmbitos que compõem a prefeitura niteroiense, determinando as prioridades de atuação em cada área”. 

A subsecretária aproveitou o debate para explicar e reforçar alguns aspectos importantes sobre a Governança: “A Governança é uma articulação entre os interesses públicos, privados e gestão de recursos, sendo que os seus princípios fundamentais são: equidade, prestação de contas, cumprimento das leis, ética e transparência, sendo importante que a população também possa participar e definir as prioridades do governo”. 

Finalizando o encontro, Valéria Braga, secretária municipal do Escritório de Gestão de Projetos (EGP) da Prefeitura de Niterói, afirmou que “ o EGP, por lei, não executa nenhum projeto, mas ele apoia as secretarias de diversas formas. O escritório de gestão atua, principalmente, articulando os diversos setores da prefeitura para a elaboração das estratégias de atuação e coordenando todos os esforços das várias secretarias do governo”. 

O terceiro dia de seminário interno da fundação ocorrerá na próxima sexta-feira (15), e contará com a participação de Renata Porto, Diretora de Gestão do Trabalho, Ensino e Produção do Conhecimento da FeSaúde (Dtec), Verônica Lima, Vereadora (PT) de Niterói, Raphael Costa, secretário municipal de Direitos Humanos de Niterói e Douglas Leite, Professor da Universidade Federal Fluminense (UFF).