01.10.2020 - A Fundação Estatal de Saúde de Niterói comemora seu primeiro ano de existência com a realização do Seminário Interno Primeiro Ano de Implementação: Lições Aprendidas e Perspectivas para o Futuro. Em cinco sextas-feiras, vamos reunir funcionários, parceiros e colaboradores para compartilhar experiências e boas práticas sobre o modelo de gestão do SUS realizado por Fundações Estatais, alinhando conceitos e o planejamento estratégico da instituição. 

Em sintonia com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 da Agenda 2030 da ONU, que projeta como um dos meios para a transformação do mundo “assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades”, a FeSaúde pretende reunir saberes, integrar os seus funcionários e disseminar conhecimento.

Nos dias 2, 9, 16, 23 e 30 de outubro, às 10h, em uma sala virtual, vamos debater o modelo de gestão realizado por Fundações Estatais de Direito Privado, analisar o processo de implementação da FeSaúde, apresentar sua estrutura organizacional e seu planejamento estratégico para o período de 2020-2024, discutir a responsabilidade social com foco na sustentabilidade institucional e o processo de gestão da força de trabalho. O evento será finalizado com a apresentação de um diagnóstico situacional da Atenção Primária à Saúde e da Atenção Psicossocial da cidade, dos territórios abrangidos no contrato de gestão firmado com a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói e os desafios da gestão. 

Nas cinco manhãs de debates, teremos palestrantes da FeSaúde e de instituições que estiveram junto à Fundação e foram parceiras fundamentais no primeiro ano de implantação, como as secretarias municipais de Saúde, Fazenda e Planejamento, a Controladoria Geral do Município, a Procuradoria Geral do Município, a Fundação Municipal de Saúde e a Subsecretaria de Contabilidade Geral/SMF. Representantes da Associação Nacional das Fundações Estatais de Saúde, do Instituto de Direito Sanitário Aplicado, do Unicef e da Federação das Misericórdias e Entidades Filantrópicas e Beneficentes do Estado do Rio de Janeiro também vão participar e enriquecer as discussões.