01.12.2020 - Novembro, mês marcado pela luta contra o racismo, trouxe reflexões para a FeSaúde sobre como reforçar essa discussão com as equipes e difundir os princípios éticos da fundação no dia a dia do atendimento à população. Garantir um atendimento igualitário, independentemente de raça, nível sócio-econômico ou qualquer outro aspecto, faz parte dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), cuja principal engrenagem, a enfermagem, é majoritariamente negra.

A Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil, realizada pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fiocruz, por iniciativa do Conselho Federal de Enfermagem, revelou que 64,9% dos técnicos de enfermagem se declararam pretos ou pardos. Entre os enfermeiros, essa porcentagem ficou em 44,9%.  

Em outubro, a FeSaúde trouxe o debate sobre o racismo no cuidado em saúde para o seminário interno da instituição, que marcou o primeiro ano de existência da fundação. Daiana Albino Pena, enfermeira e mestre em Saúde Pública, lembrou que um levantamento da Secretaria de Políticas Pública para Mulheres revelou que puérperas de cor preta e parda referiram menor grau de satisfação que as brancas em relação ao atendimento recebido no pré-natal, parto e em relação ao cuidado oferecido ao recém-nascido. A satisfação cresceu com os anos de estudo, entretanto, tanto nos níveis de instrução mais baixos, quanto nos mais elevados, as brancas mostraram maior satisfação. 

Há pelo menos 20 anos, os reflexos do preconceito já vêm sendo expostos. Uma pesquisa feita com 9.633 puérperas atendidas em maternidades do município do Rio de Janeiro, entre julho de 1999 e março de 2000, mostrou que mais negras que brancas relataram diagnóstico de doença hipertensiva e sífilis durante a gestação. Na avaliação quantitativa dos cuidados no pré-natal, a situação de inadequação foi comum para a maioria das mulheres negras.  A peregrinação em busca de atendimento foi de 31,8% entre as pretas, 28,8% entre as pardas e 18,5% entre as brancas. Uma realidade que precisa ser enfrentada e corrigida.