A estratégia Drive-Thru para o combate à pandemia da Covid-19, em Niterói, completou um ano de sua implantação, no último dia 3 de junho.  Atualmente, sob gestão da Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde), em acordo de cooperação técnica com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), o drive-thru de testagem está presente no Campus do Gragoatá, onde localiza-se também o drive de vacinação contra a Covid-19. O serviço, segundo a pesquisa de satisfação realizada no mês de maio, aponta que 98,2% dos usuários mostraram-se satisfeitos/muito satisfeitos com a vacinação no local. 

Para o mês de maio, mais da metade dos cidadãos respondentes (58,2%) consideraram tanto o conforto, quanto a localização, qualidade e segurança, como os motivos que levaram a optar pelo Drive para aplicação da vacina contra a Covid-19. Quando perguntado sobre como o cidadão ficou sabendo do posto Drive-Thru, a Internet novamente foi o meio mais mencionado (47,2%); seguida de Amigos e familiares (47,2%).

Com relação ao drive de testagem, a pesquisa mostra que a dimensão "Atendimento", – que envolve a gentileza, atenção e presteza dos profissionais – 100% dos cidadãos mostraram-se satisfeitos ou muito satisfeitos em todos os meses de avaliação (Março, abril e maio).

Esta modalidade de atendimento permite acelerar o acesso da população aos testes e vacinas, associada à oferta de procedimentos em saúde de qualidade e com menores riscos de exposição à Covid- 19.

Para a diretora geral da FeSaúde, Ana Maria Schneider, a boa avaliação dos drives de testagem e vacinação se deve ao rigoroso processo de aperfeiçoamento das equipes: 

"É por meio deste dispositivo que temos mostrado o DNA da FeSaúde. Temos confiança de que um bom alinhamento nos protocolos de atendimento e os constantes treinamentos dados a equipe – como o ocorrido no dia 12 de maio, Dia Internacional da Enfermagem – tem se refletido neste retorno positivo dos usuários".