Celebrado todo 27 de julho, o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho tem como objetivo principal alertar e conscientizar os trabalhadores e seus empregadores sobre a importância dos cuidados e medidas de proteção no intuito de reduzir os números alarmantes de casos de acidentes e doenças profissionais que ocorrem anualmente no país. 

Segundo o Ministério da Saúde, entre os anos de 2007 e 2017, foram notificados mais de 1,3 milhões de casos de acidentes de trabalho, o que coloca o Brasil como um dos países com maior número desses eventos no mundo todo.   

De acordo com Leo Benjamin, assessor de Saúde de Segurança do Trabalho na FeSaúde, a partir da instituição dessa data, foram formuladas várias normas técnicas e decretos no sentido de organizar e exigir das empresas e dos trabalhadores uma maior atenção na prevenção do acidente de trabalho e de doenças profissionais.  

“A importância dessa data não se refere apenas a saúde dos trabalhadores e promoção de um ambiente de trabalho seguro, mas também é uma forma de aumentar a produtividade dos empregados, já que as condições para exercer suas funções são mais favoráveis”, afirma Leo Benjamim. 

O que são acidentes de trabalho e quais os principais tipos? 

São considerados acidentes de trabalho aqueles que ocorrem durante o exercício da função ou então no trajeto entre a residência e o local de trabalho. Além disso, também são incluídos nessa classificação as condições de saúde e doenças ocupacionais, ou seja, aquelas que são ocasionadas pela exposição a ambiente insalubre ou pela não utilização de equipamentos de segurança. 

Os principais tipos de acidentes de trabalho são: 

  • Queda de altura; 

  • Cortes e amputação de membros; 

  • Choque elétricos; 

  • Intoxicação por substâncias; 

  • Queimaduras; 

  • Esmagamentos e fraturas  

Já em relação às doenças profissionais, as mais prevalentes no Brasil são: 

  • LER (lesão por esforço repetitivo); 

  • Transtornos mentais, como depressão e estresse; 

  • Perda auditiva induzida por ruído; 

  • Dermatose ocupacional; 

  • Câncer. 

Importância de profissionais especializados em segurança do trabalho nas empresas 

Fonte: Freepik 

Atualmente, existe uma legislação vigente que estabelece a necessidade de se ter profissionais em segurança do trabalho nas empresas, sendo ela a NR-04 - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. 

De acordo com o Técnico em Segurança do Trabalho, Rodrigo Santos, “toda empresa deve garantir a segurança e integridade de seus funcionários, bem como promover ações que previnam doenças ocupacionais e acidentes de trabalho”. 

Ainda de acordo com o técnico, essas medidas são responsáveis pelo aumento da produtividade e da motivação dos funcionários, bem como a diminuição do risco de acidente.  

Qual papel do RH na prevenção de acidentes de trabalho? 

Tanto o assessor de Saúde Leo Benjamin, quanto o técnico Rodrigo, são membros do corpo do RH (recursos humanos) da FeSaúde, mostrando que há uma relação entre esse setor e a prevenção de acidentes de trabalho. 

A gerente de RH, Lídia Grisolia Fernandes, reforça o importante papel desse setor tem dentro da prevenção de acidentes:

“Não há como colocar em risco a integridade (física e/ou psicológica) de qualquer empregado e o RH ou, como eu prefiro chamar, Gestão de Pessoas, tem em seu escopo a responsabilidade de perceber quando isso está acontecendo”. 

A gerente ainda evidencia as diversas formas de atuação desse setor na segurança dos funcionários: “A gestão de pessoas pode ajudar a desenvolver ações que melhor se adequem à manutenção do empregado no trabalho. Alguns exemplos são: promoção de debates e conversas, ouvir as ponderações dos empregados em relação à existência ou não de equipamentos e condições de trabalho que assegurem maior segurança ao trabalhador”. 

De acordo com Lídia, o setor de RH é responsável pelo bem estar do trabalhador e a satisfação deste proporciona um aumento da produção, bem como a sensação de pertencimento à equipe. 

FeSaúde e a atuação na prevenção de acidentes do trabalho 

O trabalho de prevenção aos acidentes de trabalho é feito com a colaboração de uma grande equipe que, em conjunto, desempenham papéis fundamentais nesse processo. 

O RH da FeSaúde atua para além das exigências legais previstas, propondo também políticas de ações de desenvolvimento de RH baseada na escuta e na construção coletiva. 

Atualmente, a aplicação de uma pesquisa de Clima Organizacional está sendo realizada para elaboração dessa política, afirma a Gerente de Recursos Humanos. Além disso, durante a pandemia do coronavírus novas estratégias precisaram ser elaboradas, uma vez que essa condição alterou a dinâmica de trabalho de muitos trabalhadores. 

Segurança do trabalho em tempos de pandemia 

Fonte: Pixabay 

A pandemia do novo coronavírus demandou uma série de mudanças no comportamento dos indivíduos, tanto em ambiente domiciliar e social, quanto no ambiente de trabalho.  

As medidas não farmacológicas de prevenção da transmissão da Covid-19, ou seja, uso de álcool-gel, máscaras, isolamento social, são essenciais na tentativa de controlar as infecções por esse vírus. Para os profissionais que estão na linha de frente contra o coronavírus, a segurança do trabalho, com a disponibilização de equipamentos de segurança, é ainda mais essencial e necessária. 

A equipe da FeSaúde  também elaborou um formulário de triagem para avaliar as condições de saúde dos profissionais da equipe. Esse formulário conta com diversas perguntas que abordam desde se o funcionário teve contato com alguma pessoa infectada, até às condições de saúde pessoais, tais como a presença de sintomas de COVID, de alguma vulnerabilidade em saúde, como a realização de quimioterapia, entre outras.  

Segundo Leo Benjamin, “controlar a transmissão é sinônimo de controlar a infecção. Controlar a infecção é sinônimo de controlar o número de atendimentos internações hospitalares, reduzindo a superlotação do sistema de saúde”. 

Veja as dicas