O dia 27 de agosto foi escolhido como Dia do Psicólogo pelo fato de ter sido quando ocorreu a regulamentação dessa profissão. A importância desses profissionais tem sido cada vez mais destacada, principalmente com o aumento das discussões em relação à saúde mental da população. 

A psicóloga e gerente de gestão de pessoas e relações de trabalho da FeSaúde, Lídia Grisolia Fernandes, discute a importância e a atuação desses profissionais, explicando, primeiramente, a etiologia da palavra psicologia: 

“Gosto muito do significado da origem da palavra Psicologia. Sua origem advém do grego: psique, que significa “alma”, elogia, que significa “estudo”. Assim temos o conceito, para lá de pretensioso, que a psicologia seria o estudo da alma. Imagine uma ciência que pretende dar conta da alma humana? Penso que foi isso que me atraiu para essa profissão”. 

A importância dos psicólogos dentro dos cargos da FeSaúde 

O sistema de saúde pública no Brasil tem demandado, cada vez mais, o aumento no número de profissionais da área da saúde mental. A Associação Brasileira de Psiquiatria calcula que a demanda aumentou em cerca de 82% em consultórios particulares de todo o país, e na área da psicologia isso não seria diferente. 

A psicóloga Lídia Grisolia destaca o papel que esses profissionais desempenham na FeSaúde: “A importância do cargo de Psicólogo dentre os demais cargos da fundação repousa na sua atuação em diferentes áreas, sempre buscando a compreensão – e por vezes a solução – dos mais diversos conflitos humanos, no limite de sua possibilidade de atuação”. 

A também psicólogaKarina Bermudez, ainda complementa: 

“Em uma sociedade cada vez mais acelerada e repleta de incertezas, em que muitas pessoas sofrem e adoecem, eu diria que temos (os psicólogos) uma função de fazer escansão, intervalos, de interromper uma aceleração para que possamos refletir e dividir o que nos afeta para cuidarmos de nós e uns dos outros. Podemos ajudar com acolhimento, escuta e apoio, ajudar a lidar com os sentimentos, com os sofrimentos, com os conflitos, com as relações e com as crises. E isso tudo se manifesta em diferentes intensidades e complexidades exigindo diferentes conduções”. 

Atuação dos profissionais da psicologia na FeSaúde

A atuação profissional dos psicólogos é extremamente variada devido aos diversos campos de atuação. No caso da FeSaúde, os profissionais se distribuem pelos mais diversos setores, como destaca Lídia:  

“Dentro da Fundação, temos o psicólogo que atua na área de Atenção à Saúde, o que atua na área de Produção de Ensino e Conhecimento e o que atua na área de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (organizacional/trabalho). Cada área de atuação”. 

Independente da área de atuação dentro da instituição, Lídia destaca que o profissional que atua como psicólogo estará sempre a serviço do bem estar do ser humano, utilizado de ferramentas próprias para desenvolver suas atividades e seguindo as metas e diretrizes propostas pela FeSaúde. 

Relato de profissional 

A também psicóloga, Karina Bermudez, relatou como é a atuação de um profissional da saúde mental na FeSaúde diariamente. Ela atua na função de Coordenação de Ensino e Produção do Conhecimento em Atenção Psicossocial, ligada a Gerência de Ensino e Produção de Conhecimento da Diretoria de Gestão do Trabalho, Ensino e Produção do Conhecimento.  

Quais seus principais trabalhos? 

“O trabalho enquanto coordenadora de Ensino e Produção do Conhecimento em Atenção Psicossocial envolve o planejamento, a realização e o acompanhamento/apoio de ações voltadas para os desafios do SUS. Esse trabalho possui uma perspectiva particular, uma vez que precisa ser articulado em redes de cuidado, visando garantir a qualidade da saúde da população, a participação social e o cuidado ampliado ao usuário com algum sofrimento psíquico em suas diferentes intensidades e manifestações”. 

A psicóloga, Karine ainda completa: “Isso exige a organização de ações de educação permanente voltadas aos trabalhadores da FeSaúde, como também, ações voltadas ao ensino dos novos profissionais na perspectiva do fortalecimento da integração das práticas de ensino-serviço à realidade da Rede de Atenção à Saúde, mediante os programas de estágios”. 

Qual a importância do psicólogo na rede de saúde mental? 

“A atuação de um profissional de psicologia pode se dar em diversos âmbitos, por diferentes dispositivos e por diversas ações e inserções, por exemplo, em ações de treinamento, capacitações, gestão de pessoas, educação permanente, ensino, gestão e assistência. Em cada uma dessas inserções os objetivos podem ser diferentes, mas, no campo da saúde, eu diria que um ponto transversal seria sempre o desenvolvimento de práticas de promoção e produção da saúde, tendo a escuta como um instrumento. De forma geral, buscamos compreender as diferentes facetas do comportamento humano, além de atuar na prevenção, no enfrentamento de questões de sofrimento psíquico e na melhoria da qualidade de vida”. 

De que maneira o psicólogo pode ajudar? 

De acordo com Karina Bermudez, a equipe multiprofissional é um importante instrumento de intervenção e de produção de cuidados na lógica da atenção psicossocial, sendo que o psicólogo é um ator fundamental, em conjunto com outros atores, para a ampliação do cuidado. Ela destaca: 

“São diversas demandas, diferentes situações de saúde, de doença e situações de vida muito distintas; diferentes pedidos e díspares formas de chegar aos serviços da Rede de Atenção Psicossocial. Por isso, existe a importância da escuta e do vínculo, sendo que as especificidades de cada paciente atendido são norteadoras para direcionar o tratamento. Isso ocorre porque o sofrimento psíquico precisa ser percebido para além de uma doença: como uma questão subjetiva”. 

No que diz respeito a importância, a psicóloga finaliza: 

“A importância do psicólogo no campo da atenção psicossocial dialoga com a necessidade de tomar o usuário em suas múltiplas interações; trata-se de ajudar o usuário em sua lida cotidiana por uma vida melhor. Isso pode envolver o alívio dos sintomas, o apoio e orientação familiar, o social, o cultural, a política, a educação, o jurídico, a criação de alternativas de trabalho, moradia e lazer, e a existência permanente de uma referência institucional a que pacientes e familiares possam recorrer. A partir desses sentidos, percebemos que o cuidado do psicólogo precisa incluir e sustentar a dimensão da integralidade”.