A Prefeitura de Niterói já aplicou a primeira dose da imunização contra a Covid-19 em 50% do público vacinável, formado por pessoas acima de 18 anos. Até o último domingo (06), 220.683 pessoas tinham recebido o imunizante. A Prefeitura vacina, nesta semana, pessoas a partir de 57 e 56 anos, trabalhadores da Educação Superior a partir de 50 e 45 anos e portuários.

A Secretaria Municipal de Saúde concluiu a aplicação da primeira dose do imunizante em pessoas com 60 anos ou mais, profissionais de saúde da linha de frente e com mais de 60 anos, pessoas que vivem em instituições de longa permanência, quilombolas e profissionais da educação básica que atuam no município. Foram aplicadas mais de 318 mil doses de AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer. No total, 97.724 pessoas já receberam a segunda dose.

“Niterói está avançando na vacinação e vamos continuar seguindo para imunizar o quanto antes a população do município. Já atingimos 50% da população alvo com a primeira dose e somos a terceira cidade que mais vacinou com a segunda dose no Rio, entre as dez maiores do estado”, destacou o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira.

A vacinação acontece nos 11 pontos de vacinação distribuídos pelo município, com entrada liberada das 8h às 16h e aplicação das vacinas até 17h. No Campo de São Bento, a imunização vai até as 16h. Neste sábado (12), estarão funcionando, das 8h às 12h, as Policlínicas de Piratininga e do Barreto, além do drive thru do Campus Gragoatá da UFF. A entrada é até 11h30.

Portadores de doença renal crônica e síndrome de Down podem procurar uma unidade de vacinação em qualquer dia, independente da idade. Equipes volantes do Consultório na Rua da Secretaria de Saúde estão vacinando a população em situação de rua e pessoas do sistema prisional da cidade.

No caso das gestantes e puérperas (com até 45 dias), a vacinação pode ser feita a qualquer momento, desde que sejam maiores de 18 anos. Por recomendação do Ministério da Saúde, esse público receberá a CoronaVac e por isso devem se dirigir à Policlínica Sérgio Arouca, em Santa Rosa, ou à Policlínica Carlos Antônio da Silva, no São Lourenço.

A segunda dose segue sendo aplicada apenas nas pessoas que receberam a primeira dose em postos de vacinação de Niterói, nas datas anotadas nas cadernetas de vacinação.

O município também disponibilizou um projeto piloto de agendamento de data e horário da primeira dose, através do aplicativo Colab. O serviço está disponível inicialmente para o posto volante do Campo de São Bento, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, em Icaraí, e será expandido para os outros postos nas próximas semanas. A medida evita aglomerações, facilita e agiliza o processo de vacinação. Para realizar o agendamento da vacina basta baixar o aplicativo Colab, que está disponível gratuitamente na Play Store (Android) e App Store (iOS), e realizar o passo a passo de cadastro. O calendário será aberto de duas em duas semanas. O aplicativo fornece o comprovante digital da imunização.

Confira o calendário atualizado de vacinação contra a Covid-19 em Niterói:

População Geral

22 e 23/06 - a partir de 30 anos
24, 25 e 26/06 - a partir de 18 anos

Documentação:

- População geral: Identidade com foto, CPF e comprovante de residência.
- Trabalhadores da educação lotados em unidades do município: identidade com foto, CPF e contracheque.

Locais de vacinação:

Policlínica Sérgio Arouca - Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.
Policlínica Dr. João da Silva Vizella - Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto.
Policlínica Regional de Itaipu - Avenida Irene Lopes Sodré – Itaipu.
Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva - Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.
Policlínica Regional Doutor Guilherme Taylor March - R. Desembargador Lima Castro, 238 – Fonseca.
Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111– Piratininga.
Policlínica Regional Dr. Renato Silva - Avenida João Brasil, s/nº – Engenhoca
Drive thru na Universidade Federal Fluminense - Campus Gragoatá - Rua Alexandre Moura, 8 – São Domingos.
Posto volante no Clube Central: Av. Jorn. Alberto Francisco Torres, 335 – Icaraí
Posto volante no Colégio Gomes Pereira: Av. Rui Barbosa, 1250 – Largo da Batalha
Posto volante no Campo de São Bento: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno – Icaraí