05.10.2020 - A Prefeitura de Niterói iniciou, nesta segunda-feira (5), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite na cidade. A imunização estará disponível nas salas de vacina localizadas nas policlínicas regionais, nas unidades básicas de saúde e nos módulos do Programa Médico de Família, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A campanha vai até dia 30 de outubro, e o Dia D de mobilização será no próximo dia 17. As equipes de saúde também vão atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, caso necessário.

O público-alvo da campanha são crianças na faixa etária de 1 a 4 anos 11 meses e 29 dias. É importante que os pais levem a caderneta de vacinação dos seus filhos. 

A vacina contra a poliomielite é contraindicada para bebês menores de 6 meses e pessoas com imunidade comprometida por conta de doença.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, explica que a imunização já faz parte do calendário e alerta para a importância da vacina.

“As imunizações já fazem parte do calendário vacinal e são oferecidas durante todo o ano. É muito importante que os pais levem seus filhos para receber a vacina e avaliar se as cadernetas estão em dia com todas as imunizações”, orienta o secretário.

Atualização da caderneta - Durante o período da campanha, as equipes de saúde vão avaliar e atualizar, caso necessário, as cadernetas de vacinação das crianças e dos adolescentes no faixa etária de 0 a 14 anos 11 meses e 29 dias.

A doença - A poliomielite, popularmente conhecida como paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por quadro de paralisia flácida, de início súbito, que acomete, em geral, os membros inferiores. A transmissão ocorre principalmente por contato direto pessoa a pessoa, fazendo-se a transmissão pelas vias fecal-oral ou oral-oral, esta última através de gotículas ao falar, tossir ou espirrar. Em 1989, foi registrado no país o último caso de poliomielite e, em 1994, o Brasil obteve o certificado internacional de erradicação. No entanto, em alguns países a doença ainda é transmitida e, por isso, ainda há risco de reintrodução do vírus da pólio no Brasil.

Salas de vacina – Policlínicas Dr. Carlos Antônio da Silva - Rua Jansen de Mello s/nº, São Lourenço; Dr. Sérgio Arouca, Praça Vital Brazil s/nº – Santa Rosa; Dr. Guilherme Taylor March - Rua Desembargador Lima Castro 238, Fonseca; Dr. Francisco da Cruz Nunes - Rua Ver. Armando Ferreira 30, Largo da Batalha; Assistente Social Maria Aparecida da Costa - Est. Engenho do Mato s/nº, Itaipu; Dr. Renato Silva - Av. João Brasil s/nº- Engenhoca; Dr. João da Silva Vizella, Rua Luiz Palmier 726 – Barreto; e Policlínica de Piratininga, Rua Marcolino Gomes Candau 111, em Piratininga.

Unidades Básicas de Saúde (USB) do Centro, Morro do Estado, Santa Bárbara e Engenhoca.

Programa Médico de Família (PMF) e Clínica Comunitária da Família (CCF):  Jurujuba, Viradouro, Ititioca, Matapaca, Badu, Cafubá 3, Várzea das Moças Caramujo, Teixeira de Freitas, Vila Ipiranga e Ilha da Conceição.