A Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde) realizou nesta sexta-feira (01/10/21) a abertura do Seminário Interno de comemoração pelos dois anos da instituição. O encontro virtual foi aberto por Anamaria Schneider, diretora-geral da fundação, e teve como convidados o secretário municipal de Saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira, o secretário executivo da prefeitura de Niterói, Ubirajara Marques e o presidente da Associação Nacional das Fundações Estatais de Saúde (Anfes), João Henrique Marques da Silva.  

O primeiro dia de seminário teve como tema os "Caminhos da equidade na oferta de serviços públicos: A FeSaúde Niterói como estratégia de gestão do SUS". Em sua fala inicial, o secretário Rodrigo Oliveira afirmou que: “a FeSaúde atua como um elemento central na necessária reestruturação administrativa e de gestão do Sistema único de Saúde (SUS) de Niterói. A instituição é um modelo de gestão e administração pública, no sentido de construir uma ferramenta que garanta agilidade e também ampliação do cuidado e demais processos necessários para expandir e qualificar o atendimento à saúde oferecido aos cidadãos niteroienses”. 

Secretário municipal de Saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira 

Ele aproveitou ainda para dizer “estou muito feliz com os resultados obtidos até então, principalmente com a participação da fundação na Rede de Saúde Mental, e bastante confiante no êxito para o ano de 2022. Vocês da FeSaúde são um elemento decisivo para esse processo de modernização e qualificação da Atenção Básica em Niterói.” 

 O presidente da Associação Nacional das Fundações Estatais de Saúde (Anfes), João Henrique Marques da Silva, explica que,  “a partir da Lei 5164/2007, que autoriza a criação de fundações estatais para prestação de serviços na área de saúde pelo poder executivo, o Estado passou a atuar como regulador da política e não mais um executor de atividades sociais, transferindo este papel para as organizações públicas, como a FeSaúde. Esse modelo de gestão diferencial é uma forma de tornar a proposta de execução de serviços em saúde ainda mais eficiente”.  

O presidente da Anfes ainda acrescenta que “a cobertura de atendimento realizado pelas fundações associadas a Anfes chega a quase 25% da população brasileira, sendo que a FeSaúde tem contribuído para esse sucesso”. 

Anamaria Schneider aproveitou o debate para destacar que: "será um grande desafio para a FeSaúde assumir a gestão do Programa Médicos de Família do município de Niterói, pioneira no Brasil e que possui uma construção muito forte no âmbito da Atenção Primária à Saúde. Mesmo sendo desafiador, está muito claro que para nós que essa nova gestão tem a missão de qualificar a coordenação do cuidado na Atenção Básica, de forma paralela ao Plano Municipal de Saúde Participativa.”  

Na próxima sexta-feira (08), a FeSaúde realiza o segundo dia de seminário. O evento virtual e exclusivo para convidados vai receber os palestrantes: Isadora Modesto, subsecretária de Articulação Institucional e Gestão do conhecimento (Seplag),  Marilía Ortiz, secretária Municipal de Fazenda, Valéria Braga, do escritório de Gestão de Projetos da Prefeitura de Niterói, e Anamaria Schneider, diretora-geral da Fundação Estatal de Saúde de Niterói (Fesaúde).